Rio de Janeiro,
PÓS-82

“LISTA PÓS-82”: PETROLEIROS DISCUTEM COMO ELIMINAR LIMITE DE CONTRIBUIÇÃO À PETROS

Data: 06/04/2010 

Dando continuidade às demandas do grupo Pós-82, o diretor de Pessoal da AEPET, Silvio Sinedino, participou de uma reunião promovida pela AEPET-NS, em Natal (Rio Grande do Norte), no dia 25/03/10. Na oportunidade, entre outras questões, foi debatido como eliminar o limite da contribuição para a Petros por parte do referido contingente de petroleiros.

Sinedino agradeceu às lideranças da AEPET-NS pela receptividade, bem como aos demais petroleiros que compareceram à reunião de forma ativa. “Agradecemos aos companheiros da AEPET-NS pela receptividade e também os demais companheiros pela ativa participação. Foi uma das reuniões mais ricas, sobretudo pelos questionamentos levantados e  sugestões apresentadas, decorrentes das discussões havidas”.

O diretor da AEPET sublinhou, ainda, esperar ter esclarecido que a mudança que permitirá eliminar o atual limite de contribuição (e a consequente redução do benefício na Petros) depende de uma decisão do Conselho Deliberativo do referido plano de previdência social, composto por três conselheiros eleitos e três indicados pela principal patrocinadora do plano – a Petrobrás.

Sinedino explica que os conselheiros indicados pela Empresa têm o voto de qualidade (o de Minerva). Os três conselheiros (Paulo Brandão, Ronaldo Tedesco e Yvan Barretto), eleitos  pelos participantes, garantiram que vão apresentar a proposta e seus votos favoráveis à mudança. No entanto, completou Sinedino, será necessário contar com o voto dos conselheiros indicados pela Petrobrás.

“Como afirmamos em outras oportunidades, esta questão não é um problema legal e sim um problema político, uma vez que deveremos contar com a concordância da Petrobrás. Por isso a importância de conseguirmos a adesão à nossa Lista dos `Pós-82` do maior número possível do petroleiros `Pós-82`, que serão beneficiados e poderão fazer pressão política interna para que a referida mudança se concretize”, reforçou Sinedino.

Ele informou, também, que no momento, 586 petroleiros estão cadastrados na lista “Pós-82”. A maioria destes tem vencimentos totais superiores aos três tetos do INSS, sendo então prejudicados pelo atual limite de contribuição à Petros. “Como mostramos na nossa Planilha de Cálculos Atuariais, esses Companheiros deverão pagar uma parcela vitalícia para a cobertura do `serviço passado`, isto é, o que deveria ter sido pago pelo participante à Petros e não foi pela existência do limite do salário de contribuição”.

Na reunião em Natal, foi avaliado que o pessoal “Pós-82” que ainda não recebe acima dos três tetos do INSS, caso se consiga a eliminação do limite, será beneficiado quando no futuro seus vencimentos superarem os 3 tetos, com a vantagem de que não terá `serviço passado` a pagar, pois até hoje seus vencimentos não superam o teto!

Na reunião em Natal, foi avaliado que o grupo “Pós-82” (abaixo dos três tetos do INSS), caso se consiga a eliminação do limite, será beneficiado no futuro quando seus vencimentos superarem os três tetos, com a vantagem de que não terá “serviço passado” a pagar. “Até o presente momento, seus vencimentos não superam o referido teto”, disse Sinedino.

Como participar da Lista “Pós-82”

Ele informou que abril, próximo,  haverá a oportunidade de se fazer uma nova amostragem para o Cálculo Atuarial por parte da Assessoria Atuarial do referido contingente. Nesse sentido, Sinedino pede aos petroleiros interessados em participar da Lista “Pós-82” que enviem os seguintes dados – os que enviaram as informações, não é necessário repeti-lo:
       - Matrícula Petrobrás
       - Matrícula Petros
       - Tempo de Serviço na Petrobrás (aí entendido o tempo de contribuição à Petros)
       - Idade (em anos)
       - Salário (com todas as vantagens) na Petrobrás.
       - Idade do Beneficiário  (cônjuge/companheiro) em anos.

Em Natal, o diretor de Assuntos Jurídicos da AEPET e conselheiro da Petros, Paulo Teixeira Brandão, informou que os conselheiros eleitos encaminharão a proposta de mudança ao Conselho Deliberativo da Petros, ainda neste primeiro semestre.

Diante da urgência do assunto noticiado, Sinedino conclama aos interessados que se mobilizem e divulguem a luta, bem como peçam a todos os petroleiros “Pós-82” (e não só os que atualmente recebem acima do teto) que ingressem na nossa Lista dos “Pós-82”. Para tanto, deve ser enviada mensagem (com os dados acima solicitados) para o correio eletrônico sinedino@yahoo.com.

O diretor de Pessoal da AEPET, Silvio Sinedino, reafirma: “Estamos dispostos a participar de novas reuniões sobre o assunto, em diversas regiões. Sabemos que a AEPET-BA e a ASTAPE-BA estão organizando para breve uma reunião em Salvador. Os interessados devem contatá-los. A divulgação do nosso movimento é a melhor ajuda que todos podemos dar nesse momento”.

Conteúdo Relacionado

Não há conteúdo relacionado.

Tags

Não há tags relacionadas
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2409
Centro - Rio de Janeiro-RJ CEP: 20020-100
Telefone: 21 2277-3750 - Fax 21 2533-2134
Compartilhe
AEPET - Associação dos Engenheiros da Petrobrás Desenvolvido por Arte Digital Internet