Rio de Janeiro,
Notícias

No Cade, a batalha contra a venda da Liquigás

Data: 17/07/2017 
Autor: Alex Prado

Empresas concorrentes da Ultragaz entregaram ao Cade documentos que constestam a defesa que a empresa faz para que a compra da Liquigás seja efetivada.


Segundo o conselheiro da AEPET Ricardo Maranhão, empresas como a Supergasbras poderão ser esmagadas pela Ultragaz, que terá 50% do mercado nacional ,e em alguns mercados regionais, 60, 70 e até 80%.


Para Maranhão, como no setor de gasolina / diesel, também no GLP, há o Refinador (Petrobrás), as Distribuidoras (ultragaz, liquigás, nacional, supergasbrás, etc) e cerca de sessenta mil revendedores, que vendem e entregam os botijões (sobretudo P13) aos milhões de consumidores. Estes revendedores são pequenos, médios e micro empresários, aos quais a Constituição Federal determina seja dado tratamento prioritário, reconhecendo sua importância para a economia do país. Eles empregam milhares de trabalhadores. A Liquigás tem cerca de 5000 revendedores. Muitos serão arruinados, pois a Ultragaz tem os seus. Imagine uma rede de bancos comprando outra. Fechará, certamente agências em excesso. Os consumidores terão menos opções de revendedores. Desemprego. Destruição de empresários pequenos. É argumentação totalmente enganadora alegar que o GN pode substituir o GLP em larga escala. O GLP chega a residências até mesmo aquelas desprovidas de água encanada, luz elétrica, saneamento. O suprimento de GN depende de enormes investimentos em redes de dutos. Também alteração no código de obras para impor redes de distribuição nas construções novas. A compra da Liquigás pela Ultragaz concentrará de forma intolerável um mercado ultra concentrado. Os consumidores serão, certamente, penalizados com preços mais elevados.


Conteúdo Relacionado

Não há conteúdo relacionado.

Tags

Não há tags relacionadas
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2409
Centro - Rio de Janeiro-RJ CEP: 20020-100
Telefone: 21 2277-3750 - Fax 21 2533-2134
Compartilhe
AEPET - Associação dos Engenheiros da Petrobrás Desenvolvido por Arte Digital Internet