Rio de Janeiro,
Artigos

Baixos preços de equilíbrio são para todos - não apenas para o xisto

Data: 10/04/2017 
Fonte: Forbes Autor: Art Berman - Tradução: Alex Prado

As companhias de xisto empurraram os preços de equilíbrio do petróleo abaixo de US $ 40 por barril --- mas isto também aconteceu com as grandes companhias de petróleo.


Analistas costumam retratar a redução de custos como algo único para as empresas petrolíferas de xisto. Dados de relatórios anuais da Securities and Exchange Commission dos EUA sugerem o contrário.


Junto com empresas petrolíferas de xisto, a ExxonMobil, a Royal Dutch Shell, a ConocoPhillips e a ChevronTexaco tiveram preços de equilíbrio abaixo de US $ 40 por barril em 2016 (Figura 1).

 

break-even-prices-for-majors-and-tight-oil-companies-were-all-less-than-40-barrel-in-2016

 

Os registros da SEC  incluem a medida padronizada, umaprojeção de fluxos de caixa futuros descontados (10%) da produção de reservas comprovadas de petróleo e gás. Ao dividir a medida padronizada pelo volume de reservas comprovadas, os preços de equilíbrio podem ser calculados subtraindo o valor de dólar por barril do fluxo de caixa futuro do preço médio da SEC para o ano.


Como é possível que as grandes empresas petrolíferas tenham preços de equilíbrio semelhantes às pequenas e inovadoras companhias de xisto? Simples - os custos caíram para todos desde 2014, enquanto as companhias de serviços de campo petrolífero competiam por projetos limitados trabalhando com prejuízo.


De fato, o índice de preços de perfuração de poços de petróleo e gás caiu 45% entre março de 2014 e janeiro de 2017 (Figura 2). Como eu escrevi em um post anterior, os preços equilíbrio mais baixos são 10% de tecnologia e 90% de depressão da indústria.

 

the-cost-of-drilling-oil-and-gas-wells-fell-45-after-the-oil-price-collapse-unconventional-plays-resulted-in-a-4-fold-increase-in-drilling-costs

 

E para aqueles que pensam que petróleo e gás não convencionais são recursos de baixo custo, eles tiveram um aumento de 4 vezes no custo de perfuração de poços entre março de 2003 e março de 2014. É por isso que o petróleo custou mais de US $ 90 por barril por 4 anos antes do colapso dos preços.


É muito para a tecnologia resolver todos os nossos problemas de energia.


E quando você ouve falar de empresas petrolíferas de xisto com preços de equilíbrio entre US $ 20 a US $ 30 por barril --- que não é o que elas reportaram à SEC algumas semanas atrás.


A desvantagem de baixos preços de equilíbrio

A desvantagem de preços de equilíbrio mais baixos no petróleo é que as empresas ganham muito menos dinheiro no futuro. As empresas devem amortizar reservas cujos custos de desenvolvimento são superiores ao seu valor de mercado com baixos preços de equilíbrio. A Figura 3 mostra que os fluxos de caixa líquidos futuros foram, em média, reduzidos em cerca de dois terços em 2016 em comparação com 2014.

lower-future-net-cash-flows-are-the-downside-of-lower-break-even-oil-prices


As empresas estão efetivamente classificando seus ativos, escamoteando poços com desempenho mais pobre. O preço de equilíbrio é menor porque apenas os poços mais rentáveis são incluídos no cálculo. Além disso, o ônus dos impostos, além dos custos de propriedade e equipamentos associados com ativos escamoteados são removidos.


Isto representou 85% dos preços de equilíbrio mais baixos, alcançados em 2015. Em 2016, esta prática contábil alcançou apenas 15%.


Avanços em tecnologia e eficiência são reais, mas queda preços de equilíbrio baixos não são um milagre e não são exclusividade de empresas de xisto. Em vez de celebrar os preços de equilíbrio mais baixos do petróleo, devemos estar lamentando a perda de fluxo de caixa futuros causada pela depressão na indústria do petróleo.


Conteúdo Relacionado

Não há conteúdo relacionado.

Tags

Não há tags relacionadas
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2409
Centro - Rio de Janeiro-RJ CEP: 20020-100
Telefone: 21 2277-3750 - Fax 21 2533-2134
Compartilhe
AEPET - Associação dos Engenheiros da Petrobrás Desenvolvido por Arte Digital Internet