Rio de Janeiro,
Notícias

Produção da Petrobrás no exterior é afetada por limitação de oleodutos de terceiros

Data: 17/03/2017 
Autor: Carla Marinho

A Petrobrás divulgou na última terça-feira (14) os dados referentes à produção de petróleo e gás referentes a fevereiro. No Pré-Sal, houve um aumento de 41% no volume extraído, em comparação com fevereiro de 2015. Entretanto, a produção total ficou 1% menor, comparada a janeiro deste ano, devido à parada programada do navio plataforma Cidade de Paraty. No total, a Petrobrás produziu 2,82 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed).

 

Um dado, entretanto, chama a atenção: a produção de petróleo nos campos do exterior foi de 63,5 mil bpd, volume 8% inferior ao mês anterior. A produção de gás natural foi de 8,4 milhões de m³/d, 3% abaixo do volume produzido em janeiro de 2017, em função da limitação de escoamento da produção, que é realizada através de dutos de terceiros. 

 

Nos Estados Unidos existem dois modelos de negócio relacionados a dutos de transporte, nos quais eles pertencem a uma ou mais empresas privadas, porém, outras empresas, além das proprietárias, movimentam produtos nos ativos. Os dutos da ExxonMobil Pipelines, subsidiária e responsável pelo setor de abastecimento da ExxonMobil, seguem o modelo em que a empresa é dona dos produtos movimentados, já a Magellan Midstream Partners exemplifica o outro modelo, por ser proprietária e operadora de dutos e prestar o serviço de transporte a terceiros (1).

 

Ou seja, a própria Petrobrás acabou admitindo  o quanto é perigoso para a Companhia  quando um ativo estratégico encontra-se em poder de terceiros, e ainda assim os gestores da empresa insistem  em vender a Nova Transportadora do Sudeste, malha nacional de gasodutos por onde escoa a maior parte da produção, incluindo a do Pré Sal.  Vale lembrar que a Petrobrás informou no dia 09/03 que conseguiu derrubar a liminar judicial que impedia a venda da subsidiária NTS à canadense Brookfield.

 

(1) http://www.ilos.com.br/web/transporte-dutoviario-de-combustiveis-no-brasil-desafios-e-oportunidade/

Tags

Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2409
Centro - Rio de Janeiro-RJ CEP: 20020-100
Telefone: 21 2277-3750 - Fax 21 2533-2134
Compartilhe
AEPET - Associação dos Engenheiros da Petrobrás Desenvolvido por Arte Digital Internet