Notícias

"Malha de gasodutos continua muito rentável"

Data: 12/02/2016 
Autor: Rogério Lessa

Em matéria de capa sobre o suposto interesse de estrangeiros na venda de gasodutos da Petrobrás em época de desvalorização do petróleo e rumores de nova crise financeira mundial, o jornal Valor desta sexta-feira (12) admite, através de suas fontes não reveladas, que a malha do Sudeste "é o coração desse negócio e continua muito rentável"

 

“Essa malha de gasodutos é altamente lucrativa e objeto de cobiça das empresas estrangeiras. O ex-ministro Rodolfo Tourinho chegou a fazer um projeto de lei que entregava os dutos da Petrobrás essas empresas”, lembra o vice-presidente da AEPET, Fernando Siqueira.

 

“Combatemos esse projeto no Congresso Nacional e chegamos a praticamente anulá-lo. Entretanto, uma emenda da então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, deu às distribuidoras o direito de cobrar da Petrobrás o transporte de gás nos seus próprios gasodutos para suas próprias instalações, ou seja, incluiu um atravessador no processo. A Petrobrás vende o gás para a distribuidora na refinaria e o compra no final do gasoduto para suas petroquímicas”, critica Siqueira.

 

O vice-presidente da AEPET pondera que a matéria do jornal Valor, embora possa ter um fundo de verdade, dá ideia de informação plantada para favorecer grupos estrangeiros. “Por sinal, é uma prática recorrente na grande mídia nacional. A direção atual da Petrobrás põe os ativos em liquidação e a mídia deita e rola”, resume.

Conteúdo Relacionado