Notícias

“Atento a tudo e a todos”

Data: 11/08/2015 
Fonte: Carta Capital
Autor: Rogério Lessa

A AEPET e seu vice-presidente Fernando Siqueira foram citados, com elogios, em notas na coluna Rosa dos Ventos, que o jornalista Mauricio Dias publica semanalmente na revista Carta Capital. Reproduzimos abaixo:

 

1. “Atento a tudo...

 

Fernando Siqueira, vice-presidente da AEPET, é um dos mais rigorosos guardiões da empresa. Está atento a tudo.

 

Sobre a dívida da Petrobrás, de 328 bilhões de dólares, ele diz que foi feita com base nas reservas a produzir de 74 bilhões de barris, sendo 14 bilhões do pós-sal e 60 bilhões descobertos no pré-sal distribuídos nos campos de Tupi (10 bilhões), Libra (15 bilhões), Iara (4 bilhões), Sapinhoá (2 bilhões); os de Carcará, Carioca e outros (14 bilhões) e a área das Baleias (5 bilhões).

 

2. “... e a todos”

 

Há alguns dias deu um giro pelo Congresso com o objetivo de detonar a proposta do senador tucano José Serra de acabar com o papel da estatal como operadora única nos campos do pré-sal. Siqueira está convicto de que isso faz parte de um acordo para dificultar a fiscalização de exploração predatória pelas multinacionais. 

 

“Querem que o governo ceda, ainda mais do já cedido, ao aprovar o regime de partilha”, alerta (Siqueira). Ele lembra que a Bacia de Campos, no pós-sal, demorou 21 anos, de 1974 a 1995, para atingir a marca de 500 mil barris/dia, com mais de 470 poços em produção no período. 

 

O pré-sal atingiu a mesma marca em apenas oito anos, de 2006 a 2014, com menos de 50 poços perfurados. 

Conteúdo Relacionado