Notícias

Seminário debate geopolítica com Brasil e Petrobrás juntos

Data: 17/08/2015 
Autor: Alex Prado

A AEPET, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional do Instituto de Economia da UFRJ e o Clube de Engenharia, promove o Seminário “Uma estratégia para o Brasil, um plano para a Petrobrás – Aspectos estratégicos e geopolíticos que influenciam o planejamento estratégico e de negócios da Petrobrás. As palestras acontecerão nos dias 8, 16, 23 e 30 de setembro, no auditório do 22º andar do Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco, 124), com entrada gratuita (a capacidade do local é de 80 pessoas).

 

A abertura terá o tema “A inserção do Brasil na balança entre potências internacionais”, com José Luís da Costa Fiori, Professor Titular da Universidade F ederal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós- Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ). Coordenador do Grupo dePesquisa CNPQ/UFRJ "Poder Global e Geopolítica do Capitalismo. Das 18h às 19h30.

 

No dia 16, das 18h às 20h30, “Do petróleo à apropriação do excedente de valor  produzido por meio da Petrobrás”, com Felipe Coutinho, Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET) Engenheiro químico, especializado em engenharia de processamento e em biocombustíveis, trabalha no Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES).

 

No dia 23 o tema é “Geopolítica do petróleo e conjuntura internacional”, com  Raphael P adula, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ) e na Graduação de Relações Internacionais (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ/UFRJ "Poder Global e Geopolítica do Capitalismo".

 

E, finalmente, no dia30, “Diplomacia, sistema monetário internacional e petróleo: desafios e oportunidades para o Brasil”, com  Mauricio Metri, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ) e na Graduação de Relações Internacionais (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ/UFRJ "Poder Global e Geopolítica do Capitalismo”.

 

O mediador será o economista Paulo Passarinho e, ao final de cada seminário, serão reservados 30 minutos para perguntas do público.

Conteúdo Relacionado

Não há conteúdo relacionado.

Tags

Não há tags relacionadas