Rio de Janeiro,
Notícias

Seminário debate geopolítica com Brasil e Petrobrás juntos

Data: 17/08/2015 
Autor: Alex Prado

A AEPET, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional do Instituto de Economia da UFRJ e o Clube de Engenharia, promove o Seminário “Uma estratégia para o Brasil, um plano para a Petrobrás – Aspectos estratégicos e geopolíticos que influenciam o planejamento estratégico e de negócios da Petrobrás. As palestras acontecerão nos dias 8, 16, 23 e 30 de setembro, no auditório do 22º andar do Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco, 124), com entrada gratuita (a capacidade do local é de 80 pessoas).

 

A abertura terá o tema “A inserção do Brasil na balança entre potências internacionais”, com José Luís da Costa Fiori, Professor Titular da Universidade F ederal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós- Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ). Coordenador do Grupo dePesquisa CNPQ/UFRJ "Poder Global e Geopolítica do Capitalismo. Das 18h às 19h30.

 

No dia 16, das 18h às 20h30, “Do petróleo à apropriação do excedente de valor  produzido por meio da Petrobrás”, com Felipe Coutinho, Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET) Engenheiro químico, especializado em engenharia de processamento e em biocombustíveis, trabalha no Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES).

 

No dia 23 o tema é “Geopolítica do petróleo e conjuntura internacional”, com  Raphael P adula, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ) e na Graduação de Relações Internacionais (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ/UFRJ "Poder Global e Geopolítica do Capitalismo".

 

E, finalmente, no dia30, “Diplomacia, sistema monetário internacional e petróleo: desafios e oportunidades para o Brasil”, com  Mauricio Metri, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ) e na Graduação de Relações Internacionais (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ/UFRJ "Poder Global e Geopolítica do Capitalismo”.

 

O mediador será o economista Paulo Passarinho e, ao final de cada seminário, serão reservados 30 minutos para perguntas do público.

Conteúdo Relacionado

Não há conteúdo relacionado.

Tags

Não há tags relacionadas
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2409
Centro - Rio de Janeiro-RJ CEP: 20020-100
Telefone: 21 2277-3750 - Fax 21 2533-2134
Compartilhe
AEPET - Associação dos Engenheiros da Petrobrás Desenvolvido por Arte Digital Internet