AEPET Direto

O choque petrolífero de 2014-15*

Data: 22/05/2015 

Administração - Preview Mensagem

<!-- fwtable fwsrc="/hotmailing/clientes/aepet/04062014_aepetdireto/template_2013_aepet_direto_estudo1_6.fw.png" fwpage="04062014_aepetdireto" fwbase="04062014_aepetdireto.jpg" fwstyle="Generic" fwdocid = "1936230790" fwnested="1" -->

22 DE MAIO DE 2015 

 

O choque petrolífero de 2014-15*

 

A  crise  que  vem afetando  a economia  mundial tem  manifestações,  causas  e  efeitos múltiplos que  se entrecruzam e são impossíveis de isolar. Uma dessas manifestações tem sido a variação extrema de preço do petróleo e do gás natural, matérias-primas que asseguram 57% do aprovisionamento mundial de energia

PROBLEMAS NA ELABORAÇÃO E NO ENVIO DO AEPET DIRETO

Prezados leitores do AEPET Direto,

Nosso informativo tem vivido mudanças importantes na linha editorial e no formato, sem perder a característica de ser uma tribuna de debates e informações alternativas à mídia dominante. Um importante instrumento em defesa da Petrobrás e do seu corpo técnico na luta pela soberania nacional.

No momento, estamos com dificuldades tanto na sua elaboração no formato atual quanto no envio do mesmo. Muitas vezes as mensagens têm chegado a vocês sem o link para as matérias completas ou com outros problemas que comprometem sua leitura.

 
Por esta razão, informamos que nossas ferramentas de elaboração e emissão deste boletim encontram-se em fase de reformulação e em breve teremos recursos mais eficientes. Sendo assim, pedimos a compreensão de todos.

Atenciosamente,

Ronaldo Tedesco

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

 

Islândia pode retirar dos bancos comerciais a capacidade de criar moeda


Por Romaric Godin

Um relatório do Parlamento islandês sugere dar unicamente ao banco central o monopólio da criação monetária. Uma verdadeira revolução, se a ideia fosse aplicada. 

 

 

Do Mar do Norte ao nosso mar do Sul

Por José Augusto Ribeiro


Nas recentes eleições no Reino Unido, a maior surpresa veio da Escócia, onde o Partido Nacionalista Escocês conquistou 56 das 59 cadeiras reservadas a esse que já foi e quer voltar a ser um reino independente. O Partido Nacionalista, que lidera a luta  pela independência, liderou a campanha pelo plebiscito do ano passado e já anunciou que pedirá novo plebiscito sobre a questão, porque no do ano passado a resposta foi negativa. A luta pela independência da Escócia é, em grande parte, uma luta pelo petróleo escocês do Mar do Norte. Por isso, a vitória do Partido Nacionalista Escocês reabre, com a da independência, a questão do petróleo, embora, de certo modo, a questão do petróleo tenha reaberto a questão da independência. 
Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:

Incerteza doméstica e retração mundial podem afetar Petrobrásno segundo semestre (leia mais)

Sinedino: Lucro no trimestre demonstra que Petrobrás não tem problema operacional (leia mais)

Economistas confirmam o valor do pré-sal para a Petrobrás e para o Brasil (leia mais )

“AEPET Notícias” - Leia os boletins mais recentes

AEPET Notícias 408 (leia mais)

AEPET Notícias 409 (leia mais)

AEPET Notícias 410 (leia mais)

COTAÇÃO DO PRETRÓLEO
O barril Tipo Brent estava em US$ 65,03 nesta 5ª feira (21/05). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 58,98 o barril.
(Oil-Price.Net)

Conteúdo Relacionado

Tags