AEPET Direto

Ameaçada, política de conteúdo local é tema de seminário no BNDES

Data: 15/05/2015 

Administração - Preview Mensagem

<!-- fwtable fwsrc="/hotmailing/clientes/aepet/04062014_aepetdireto/template_2013_aepet_direto_estudo1_6.fw.png" fwpage="04062014_aepetdireto" fwbase="04062014_aepetdireto.jpg" fwstyle="Generic" fwdocid = "1936230790" fwnested="1" -->

15 DE MAIO DE 2015 

 

Ameaçada, política de conteúdo local é tema de seminário no BNDES

 

A política de conteúdo local ainda é importante para o Brasil? Qual a contribuição do BNDES? Para responder a estas e outras perguntas sobre o tema, a Associação de Funcionários do BNDES promove nesta sexta-feira, às 10 horas, na Avenida República do Chile, 330/8º andar, seminário sobre esta política importante, que está sob forte ameaça.
O evento, que tem apoio do Centro Celso Furtado, terá como palestrantes economista assessor da presidência da Associação das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e Thiago Miguez, da Área de Operações Indiretas do BNDES.

O pré-sal é delas
Recomendamos a leitura desta ampla reportagem, publicada pela Revista Retrato do Brasil. O texto é imprescindível para quem se interessa por geopolítica, pelos destinos de nosso país, enquanto nação soberada, e pelo futuro de nosso povo. 
A matéria mostra, por exemplo, que a China admite a presença de empresas estrangeiras no setor petróleo, mas não abre mão da transferência de tecnologia. A regra, por sinal, vale para todos os setores da indústria.
No Brasil, a chegada dos centros de pesquisa estrangeiros se deu simultâneamente à saída dos nacionais. 

 

Indústria brasileira em situação "gravíssima", diz IEDI

Lembrando que a Petrobrás responde por metade das encomendas ao estratégico setor de bens de capital, chamamos sua atenção para a grave crise vivida pela indústria brasileira, projetando um papel de primário-exportador para o país na divisão internacional do trabalho.
Vale também uma reflexão crítica quanto aos objetivos dos que querem ver a Petrobrás apenas como produtora de petróleo.
Segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento da Indústria (IEDI), a indústria vive situação "gravíssima". 

 

Raciocinação ideológica

Por Leda Paulani


"Ortodoxos repetem chavões como se fossem verdades científicas. Eles  creem  que se governa um país como se gere uma casa." 

Frank Hahn, nome dentre os maiores no desenvolvimento da teoria que busca demonstrar o virtuosismo dos mercados em sua vocação para o equilíbrio, asseverou nos anos 1990 que a ciência econômica que se compraz com teoremas e axiomas está com os dias contados. Ademais, afirmou que quem insiste nessas ladainhas age como adepto de religião, tanto mais ortodoxo ficando quanto mais visíveis são os sinais do declínio de sua igreja. 

Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:

Sinedino reafirma suas posições em defesa da Petrobrás (leia mais)

Petrobrás vai à Justiça contra corruptores (leia mais)

Sem conteúdo nacional Brasil volta a ser colônia (leia mais)

“AEPET Notícias” - Leia os boletins mais recentes

AEPET Notícias 408 (leia mais)

AEPET Notícias 409 (leia mais)

AEPET Notícias 410 (leia mais)

COTAÇÃO DO PRETRÓLEO
O barril Tipo Brent estava em US$ 66,81 nesta 5ª feira (14/05). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 60,50 o barril.
(Oil-Price.Net)

Conteúdo Relacionado

Tags