Rio de Janeiro,
Notícias

A Petrobrás e a campanha do capital internacional: entrevista com Fernando Siqueira

Data: 21/01/2015 
Fonte: desenvolvimentistas.com.br Autor: Rennan Martins

Prossegue a oportunista campanha da imprensa que instrumentaliza as revelações do esquema de corrupção atuante na Petrobras para justificar a desnacionalização e entrega do petróleo brasileiro ao cartel internacional, ainda mais corruptos, já que se apoiam também em guerras e no uso de mercenários para garantir seus interesses em diversas partes do mundo.

 

Cumprindo nossa missão de fazer o contraponto à narrativa hegemônica, atuando na guerrilha semiológica, como propôs Umberto Eco, o Blog dos Desenvolvimentistas segue colhendo e disseminando informações a fim de retratar o mundo de uma perspectiva que não a dos poderosos, essa já fartamente propagandeada.

 

É pra isso que entrevistei mais uma vez Fernando Siqueira, vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET). Siqueira defende que se deve investigar cada indício de corrupção, mas que a Petrobras é vítima dos saqueadores, “e não um antro de corrupção como eles tentam mostrar”. Ressalta que é uma companhia em melhor situação que as outras cinco grandes petrolíferas internacionais, lastreada em 84 bilhões de barris, e é justamente por essa riqueza que é tão atacada.

 

Confira essa importante entrevista:

 

Qual a posição da AEPET em relação ao cartel/propinoduto que saqueou a Petrobras?

Achamos essa prática execrável, que deve ser punida com o máximo de rigor e prisão de todos os envolvidos. Em todo o Brasil. O ponto positivo é que a operação lava-jato trouxe as informações necessárias, inclusive dos corruptores, o que só foi possível com as delações premiadas. Vimos denunciando em todas as AGO´s (Assembleia Geral Ordinária, anual, dos acionistas) os indícios da corrupção (por exemplo, a cartelização pela prática de EPCismo – contratação de obras por pacote fechado – que sistematizou a cartelização). Mas não dispúnhamos das provas concretas. Sabíamos que o Duque (segundo dizem, concunhado do Zé Dirceu), o Paulo Roberto, o Barusco tinham procedimentos suspeitos, mas faltavam as provas. Agora temos a chance de deflagrar um combate sem tréguas à corrupção. Em todos os segmentos do País. Mas alguns membros do Ministério Público têm alertado para o risco de impunidade. A sociedade não pode aceitar um novo Satiagraha, que deu em nada.

 

Procedem os rumores de que a estatal está atolada em dívidas?

A Companhia tem realmente uma grande dívida. Porque tem a maior carteira de campos de petróleo a serem postos em produção. Portanto é uma dívida positiva, visto que é uma dívida para investimentos, os quais dão retorno superior a 80% ao ano. O retorno demora um pouco, mas já temos uma produção superior a 700 mil barris por dia no pré-sal. E o pré-sal já tem uma reserva descoberta de cerca de 70 bilhões de barris, que somada aos 14 bilhões pré-existentes, chegam a 84 bilhões de barris. Portanto, a dívida, além de ser positiva, tem um grande lastro.

 

Leia a íntegra da entrevista clicando aqui

Conteúdo Relacionado

Tags

Política Leilão AEPET Aposentados Leilão de Libra Leilão de Xisto Direitos Humanos Educação Guerra Greve História Manifestações Mensalão Transporte Tortura Terceirização Violência Venezuela Economia Saúde Refinaria Faixa Livre Xingu mst Dívida Pública Cuba Apagão Governo Irã Brasil Juros Horto UPPs Silvio Sinedino Ronaldo Tedesco Diretoria AEPET ROYALTIES Violência Policial no RJ Greve dos Servidores Universitários Livro doado AEPET Vila Autódromo Aumento das tarifas CPI dos ônibus crise financeira Imposto de Renda Petrobras manifesto Situação do Brasil hoje Racionamento Caso Pavão-Pavãozinho Paulo Passarinho Greve dos professores Tensões na Rússia Eleições no Sindpetro petroleo Mauricio Campos Previdência Social PM Brics corrupção economia brasileira Cultura Faixa de Gaza Prisão Remoção geopolítica Chile Lançamento de livro José Augusto Ribeiro Anistia Politica Internacional Ensino Terrorismo Paulo Metri Corrupção na Petrobrás Paulo Brandão Coluna do Aposentado Emídio Rebelo Filho empreiteiras Momento político Felipe Coutinho STJ Henrique Sotoma Felipe Campos C. Coutinho Reforma política Atentado na França crise urbana Momento econômico Planos de saúde Maioridade penal Situação da UFRJ Movimento unificado dos trabalhadores ntrega do manifesto em defesa da Petrobras em Brasília Manifestação contra a Monsanto Libertação dos ativistas políticos Eleições na Espanha Cortes no orçamento Manifestação no dia 29 Reforma da Previdência Ocupação da Câmara dos Vereadores Política brasileira Maracanã Greve do ensino rede estadual e municipal do Rio Visita Dói-Codi Ato em defesa da Petrobras Eletronuclear Congresso Energia elétrica José Dirceu Dívida Paralização Manifestação Ministério da Fazenda Olimpíadas Votação Agenda SUS Escola Assembléia Seminário AEPET Seminário Análise do quadro político Praia Ônibus Lava-Jato Análise do quadro econômico Capitalismo UERJ Veto Servidor público Reforma ministerial Ministério do trabalho Troca de partido do PSOL para a REDE PF Petroleiros Novo ministério Economia: O fundo poço chegou? Rio de Janeiro Documento da AEPET sobre proposta de José Serra Olimpiadas Julgamento sobre a morte dos extrativistas no Pará Coréia do Norte Operação Condor Filme Flores Raras Greve na rede Estadual do RJ Morte de criança Bala perdida Jardim Botânico Morte Edson Luís filme Greve do Metrô Dia nacional do ensino gratuito Novas medidas Emídio Rebelo Caramuru Marcos Pedlowski RJ Francisco Carlos Teixeira Alzimar de Andrade Moacir Paiva Eleições EUA Eleições americanas Pacote da maldade Desocupação Votação do pacote de maldades do governo do Estado do RJ Eleições na França Direitização? Pacote de maldades do governo do Rio Renan x STF Antonio Gramsci Manifestação de servidores contra o acordo do governo do Estado do RJ e o governo federal MTST Clima em Brasília com eleições na C Deputados e no Senado- Momento político
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2409
Centro - Rio de Janeiro-RJ CEP: 20020-100
Telefone: 21 2277-3750 - Fax 21 2533-2134
Compartilhe
AEPET - Associação dos Engenheiros da Petrobrás Desenvolvido por Arte Digital Internet