Notícias

Ipea analisa relação entre demografia e desenvolvimento

Data: 17/11/2014 
Fonte: Ipea
Autor: Rogério Lessa

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançará o livro Novo Regime Demográfico: Uma Nova Relação entre População e Desenvolvimento Econômico?, na próxima terça-feira, 18 de novembro, às 14h, no Rio de Janeiro (Av. Pres. Antônio Carlos, 51, Centro, auditório do 10º andar).

 

Organizada pela técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea Ana Amélia Camarano, a obra traz 21 artigos, congregando o trabalho de 25 pesquisadores. A publicação, que relaciona demografia com temas como previdência, meio ambiente, saúde, participação feminina e de idosos no mercado de trabalho, mortalidade, arranjos familiares, crescimento econômico, distribuição de renda, homicídios, entre outros, é uma realização da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto (Disoc).

 

Além da abertura do diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea (Diest), Daniel Cerqueira, o evento de lançamento promoverá duas mesas de discussão com diversos pesquisadores da casa e de fora, como a diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), Fernanda de Negri, os técnicos de Planejamento e Pesquisa Paulo Levy e Marcelo Caetano, o presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, Cássio Turra, o secretário executivo da ANPEC Fábio Freitas, além de pesquisadores da UnB, da ENCE/IBGE e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. 

 

Serviço

Lançamento do livro Novo Regime Demográfico: Uma Nova Relação entre População e Desenvolvimento Econômico?

 

Data: 18 de novembro, terça-feira

Horário: 14h

Local: Rio de Janeiro, Av. Pres. Antônio Carlos, 51, Centro, auditório do 10º andar

 

Programação:

 

Abertura: Daniel Cerqueira, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea (Diest)

 

Mesa Redonda: Impactos da Dinâmica Demográfica no Plano Macroeconômico

Paulo Levy (Ipea), Jorge Arbache (UnB), Fernanda De Negri (Ipea), Cássio Turra (Associação Brasileira de Estudos Populacionais) e Fábio Freitas (ANPEC)

 

Mesa Redonda: Impactos da Dinâmica Demográfica nas Demandas por Políticas Setoriais

Marcelo Caetano (Ipea), Eduardo Rios-Neto (CEDEPLAR/UFMG), José Eustáquio Alves (ENCE/IBGE), Claudia Burlá (Academia de Medicina do Rio de Janeiro), Daniel Cerqueira (Ipea)


Conteúdo Relacionado

Tags