Rio de Janeiro,
Notícias

Queda no preço do petróleo pode ser especulação

Data: 14/10/2014 
Autor: Rogério Lessa

A queda do preço do petróleo, que na segunda-feira (13) atingiu US$ 88,08 o barril do Brant, menor nível em quase quatro anos, pode estar servindo a interesses geopolíticos de superpotências interessadas no enfraquecimento da Rússia. Na opinião do vice-presidente da AEPET, Fernando Siqueira, não há razão para que os preços estejam 20% inferiores aos praticados em junho.

“Esta cotação me parece artificial, pois a demanda não está caindo e não há notícias quanto à descoberta de novas reservas. Provavelmente é uma especulação temporária”, pondera Siqueira, lembrando que no início da década de 1990 os EUA e a Inglaterra derrubaram o preço do petróleo para  “quebrar” a Rússia. “Hoje a principal fonte de recursos da Rússia ainda é o petróleo. Na época, os EUA queriam fazer a Rússia capitular de vez diante da OTAN”, disse, lembrando a atual tensão entre russos e ucranianos. 

Siqueira acrescenta que o petróleo mais barato interessa também à União Européia, já que significa redução de custos para uma região em crise. Quanto ao Brasil, o vice-presidente a AEPET considera que mesmo com o petróleo abaixo de US$ 90 o barril, ainda é viável a exploração do pré-sal. 

No próximo dia 27 de novembro, a Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) se reúne e as notícias dão conta de que não haverá redução na produção para sustentar preços. A oferta global está em 30,47 milhões por dia. 


Conteúdo Relacionado

Tags

Petróleo Política Óleo AEPET Direitos Humanos Europa EUA Guerra Greve Mensalão Mercosul Siria Venezuela Economia Gasolina Energia Privatização Pré-sal Dívida Pública Cuba Irã Síria Brasil Ucrânia Fernando Siqueira STF TKCSA Petrobras Situação do Brasil hoje Paulo Passarinho Tensões na Rússia Opep petroleo petróleo produção recorde Pesquisa eleitoral investimentos TCU Petrobrás produção Faixa de Gaza produção de petróleo exportações importações China Copa do Mundo Rússia Queda de avião preços Democracia Montadoras sanções à Rússia Eleição Egito José Augusto Ribeiro preço dos combustíveis Petróleo e gás investimentos da Petrobrás Ricardo Maranhão Inglaterra Eleições Terrorismo Professores União Europeia Arábia Saudita Escobar preço do petróleo Estados Unidos Dilma Rousseff Emídio Rebelo Filho Momento político STJ Grécia Brasil-Europa Impeachment Mercado de trabalho HSBC Israel x EUA Momento econômico Dia do trabalhador Situação da greve do ensino superior Senado Espionagem Greve dos bancários André Araújo Porto do Açu Greve de professores 12 anos do atentado nos EUA Turquia Partidos políticos Privatização governo Dilma Bolívia Ato em defesa da Petrobras FNP Manifestação Olimpíadas Paulo Kliass Argélia Câmara Malí Movimento Momento do Brasil Eduardo Cunha França Atentado Lava-Jato UERJ Acordo Colômbia e as Farc Países Japão Cunha Valentin Katasonov Janio de Freitas Rio de Janeiro Gregorio Duvivier Coreia do Norte Luiz Fernando Pezão CNBB Coréia do Norte Tropas Escuta telefônica Lula Paquistão Simpósio Taxa de juros DH à água no Brasil e no mundo Estado islâmico Gleinn Greewald Calamidade no Rio de Janeiro Reino Unido Melícias x Forças Armadas Melícias x Força Nacional Dívida dos Estados Pacote da maldade PEC 55 Prisão de Cabral e Garotinho Venda da Liquigás pela Petrobras Trump Pacote de maldades do governo do Rio Lei autoritarismo Renan Áustria Trabalho escravo Luiz Carlos Azenha Grandes devedores da Previdência e a reforma da previdência Moro e Lula TSE Dilma e Temer Petrobras vai vender Pasadena Meio Ambibiente Caso Cachoeira Sérgio Cabral Conflito no campo
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2409
Centro - Rio de Janeiro-RJ CEP: 20020-100
Telefone: 21 2277-3750 - Fax 21 2533-2134
Compartilhe
AEPET - Associação dos Engenheiros da Petrobrás Desenvolvido por Arte Digital Internet