Rio de Janeiro,
Notícias

EUA ditam o ritmo de suas exportações de petróleo

Data: 25/09/2014 
Autor: Rogério Lessa

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Assim reagiu o presidente da AEPET, Silvio Sinedino, ao comentar as restrições legais às exportações de petróleo e a exigência de conteúdo local para navegação de cabotagem nos EUA. A edição de nº 675 do informativo Panorama Estratégico, produzido pela Petrobrás, mostra que os refinadores americanos devem continuar sendo contra qualquer alteração na política de exportação de petróleo, pois isto possibilitaria que refinarias europeias adquirissem o petróleo americano a um menor custo do que as refinarias da Costa Leste dos EUA. Isto porque a legislação exige que o transporte de cabotagem nos EUA seja feito por embarcações construídas no país, o que encarece o transporte. 

O frete do Golfo do México com destino a Roterdã seria de cerca de US$ 2/bbl, enquanto, com destino a Costa Leste, o mesmo seria de US$ 6/bbl. “Nos EUA, o preço é mantido artificialmente baixo. Por isso o gás é tão barato lá”, exemplificou, acrescentando que, se abrisse o mercado, o país não teria como impor o preço, por causa do baixo volume de gás produzido. Quanto à cabotagem, que o Brasil abriu após revisão constitucional, também segue protegida nos EUA, inclusive com a exigência de navios americanos.

A AEPET defende que o Brasil explore o pré-sal em ritmo compatível com a capacidade de fornecimento da indústria nacional e que mantenha um valor suficiente para os investimentos necessários em pesquisa e desenvolvimento, além de gerar recursos para o Fundo Social.

 

Conteúdo Relacionado

Tags

Petróleo Política Óleo AEPET Direitos Humanos Europa EUA Guerra Greve Mercosul Venezuela Economia Engenharia Privatização Pré-sal Dívida Pública Cuba Irã Síria Brasil Ucrânia STF TKCSA Petrobras Situação do Brasil hoje Déficit Brasil Paulo Passarinho Opep Pútin à China pre-sal investimentos TCU balança comercial produção de petróleo exportações importações combustíveis Rússia desindustrialização Democracia sanções à Rússia Eleição Egito José Augusto Ribeiro preço dos combustíveis Petróleo e gás Dércio Garcia Munhoz Eleições Terrorismo Professores União Europeia pós-sal Arábia Saudita Escobar Estados Unidos Dilma Rousseff Emídio Rebelo Filho Momento político STJ Grécia Impeachment Mercado de trabalho Momento econômico Dia do trabalhador Senado André Araújo Porto do Açu Greve de professores Turquia Bolívia Ato em defesa da Petrobras FNP Manifestação Olimpíadas Paulo Kliass Argélia Câmara Malí Movimento Momento do Brasil Eduardo Cunha França Atentado Lava-Jato UERJ Acordo Colômbia e as Farc Países Japão Cunha Valentin Katasonov Janio de Freitas Rio de Janeiro Gregorio Duvivier Coreia do Norte Luiz Fernando Pezão CNBB Coréia do Norte Tropas Escuta telefônica Lula Paquistão Simpósio Taxa de juros DH à água no Brasil e no mundo Estado islâmico Gleinn Greewald Calamidade no Rio de Janeiro Reino Unido Melícias x Forças Armadas Melícias x Força Nacional Dívida dos Estados Pacote da maldade Prisão de Cabral e Garotinho Venda da Liquigás pela Petrobras Trump Lei autoritarismo Renan Áustria Luiz Carlos Azenha Moro e Lula TSE Dilma e Temer Petrobras vai vender Pasadena Meio Ambibiente
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2409
Centro - Rio de Janeiro-RJ CEP: 20020-100
Telefone: 21 2277-3750 - Fax 21 2533-2134
Compartilhe
AEPET - Associação dos Engenheiros da Petrobrás Desenvolvido por Arte Digital Internet