Rio de Janeiro,
Notícias

José Augusto Ribeiro lança trilogia “A Era Vargas” no Palácio do Catete

Data: 20/08/2014 
Autor: Rogério Lessa

Ribeiro relança sua trilogia revista e ampliada
Crédito: Divulgação

O jornalista José Augusto Ribeiro lança nesta quinta-feira (21), a partir das 19 h, edição revista e ampliada de sua trilogia “A Era Vargas”. O evento, que acontecerá na Livraria do Museu, no Palácio do Catete, integra a programação do Museu da República comemorativa dos 60 anos do suicídio do presidente Getúlio Vargas. 

Publicados originalmente em 2001, os três livros dissecam acontecimentos políticos de mais de 70 anos da vida política brasileira, desde a fundação do Partido Republicano gaúcho, em 1882, à morte de Getúlio, no desfecho da crise de agosto de 1954; e a divulgação de sua Carta-Testamento. A Carta era considerada por muitos políticos, como Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, um dos textos mais importantes da história do Brasil.

O primeiro volume, dedicado à Revolução de 1930, recebeu mais de 200 novas páginas; enquanto o segundo livro detalha a campanha presidencial de 1929-1930; a questão social negada por Washington Luís; as principais decisões do primeiro governo Vargas (1930-1945); a busca de soluções nacionalistas para a questão dos minérios, da siderurgia e do petróleo brasileiros; e os avanços sociais da Revolução de 30, como o voto da mulher, o voto secreto e a criação da Justiça Eleitoral.

 

O livro detalha, também, a participação brasileira na II Guerra Mundial – o rompimento do Brasil com a Alemanha nazista e o apoio aos Aliados; a criação da legislação trabalhista; o Estado Novo e o seu desmonte pelo próprio Vargas; o apoio ao Marechal Dutra e o afastamento deste, após ser eleito; o autoexílio de Vargas em São Borja e o seu retorno à política; além da vitoriosa campanha eleitoral de 1950 e sua volta ao poder.

 

Já o terceiro volume trata exclusivamente da crise de agosto de 1954 e de seu trágico desfecho, que chocou o Brasil, mas garantiu a sobrevivência do legado de Vargas, inclusive da recém-criada Petrobras, defendida na Carta-Testamento.

 

O jornalista José Augusto Ribeiro – que já trabalhou nos principais veículos de comunicação do país – e integra a equipe de comunicação da AEPET, é autor, entre outros, dos livros “De Tiradentes a Tancredo, história das Constituições do Brasil” (1987) e “Nossos Direitos na Nova Constituição” (1988). Ainda este ano, Ribeiro lançará, pela Record, uma biografia de Tancredo Neves, de quem foi assessor de imprensa; função que também exerceu na campanha de Leonel Brizola à Presidência da República, em 1994.


Conteúdo Relacionado

Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2409
Centro - Rio de Janeiro-RJ CEP: 20020-100
Telefone: 21 2277-3750 - Fax 21 2533-2134
Compartilhe
AEPET - Associação dos Engenheiros da Petrobrás Desenvolvido por Arte Digital Internet