Notícias

Mais oferta, menor o preço

Data: 14/08/2014 

A Petrobrás quer garantir o crescimento sustentado da produção de petróleo e gás natural. Até junho, foram interligados 30 poços e estão previstos mais 33 até o final do ano, totalizando 63 novos poços em 2014, o dobro dos anos anteriores. Esses poços, em sua maioria, já se encontram perfurados e completados. Foram 34 poços em 2013 e 30 em 2012.

A AEPET tem alertado para o risco da estratégia de aumentar constantemente a produção, em parte para compensar a política de preços do governo para os combustíveis, que vem asfixiando financeiramente a Petrobrás, ou para ajudar o país a gerar saldo comercial a partir da venda de produtos primários. Afinal o petróleo é um recurso natural finito cujo custo da exploração depende de um valor razoável para o produto, sobretudo no caso do pré-sal, que pode ajudar no desenvolvimento socioeconômico da nação.

O professor Ildo Sauer, diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEEUSP), recomenda que antes de tudo se faça uma avaliação criteriosa do quanto o pré-sal possui em reservas. Sauer, que foi diretor de Gás e Energia da Petrobras entre 2003 e 2007, afirma que produzindo sem dosar o ritmo o país estará na verdade contribuindo para derrubar o preço do petróleo.

Já a Petrobrás informa que, para dar suporte à interligação, novos barcos de apoio foram incorporados à frota da Petrobrás, que deve totalizar 19 unidades até dezembro de 2014. Em relação aos sistemas de produção, no segundo semestre, entrará em operação a plataforma P-61, no campo de Papa-Terra (no pós-sal da Bacia de Campos), que será interligada à plataforma semissubmersível SS-88, unidade de apoio do tipo Tender Assisted Drilling (TAD), cujos trabalhos de instalação offshore encontram-se em andamento. Também serão instalados, até o final do ano, os FPSOs Cidade de Mangaratiba, no campo Lula/Iracema, e Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá, ambos no pré-sal da Bacia de Santos, informa a Companhia.


Conteúdo Relacionado

Tags