Rio de Janeiro,
Petróleo e Política

Petrobras no pré-sal atrai ataques à empresa

Data: 16/04/2014 
Fonte: Monitor Mercantil

Petrobras no pré-sal atrai ataques à empresa

Além da disputa eleitoral, multis usam acusações para avançar sobre o petróleo do país

O vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira, denunciou que, além de interesses político-eleitorais, os ataques à Petrobras têm origem em grandes grupos estrangeiros de olho no papel da estatal na exploração do pré-sal.

“São vários interesses. Primeiro, o eleitoreiro, para fazer sangrar o governo, usando a Petrobras. E tem os interesses estrangeiros, que querem o petróleo da Petrobras. E, lamentavelmente, isto é endossado pela grande mídia”, afirmou Siqueira, em entrevista ao programa Faixa Livre, de uma emissora de rádio carioca.

Ele lembrou que a TV Globo, por exemplo, usou a edição de 6 de novembro de 2013 do Jornal Nacional para defender o leilão do Campo de Libra, alegando que o governo ficaria com 85% dos resultados da exploração: “Ora, se os estrangeiros compraram 60% do campo, como iam levar apenas 15%? Isso é a mais pura manipulação”, denunciou o vice-presidente da Aepet.

Siqueira ressalva, porém, que o “aparelhamento político” da Petrobras também contribui para a crise da empresa. “PT, PCdoB e demais partidos da base do governo estão nomeando técnicos. A meritocracia foi quase totalmente abandonada. Há 30 anos defendemos o sistema de contrato de gestão, com uma diretoria técnica e meritocrática e com metas. Hoje, os pareceres técnicos não são mais respeitados, facilitando a interferência das grandes empreiteiras, com os contratos de pacote fechado.”

Para o diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra, a Petrobras não pode sofrer tentativas de desqualificação por possíveis erros ou irregularidades: “Chegou a eleição, botam de novo a Petrobras na ciranda”, disse, nesta terça-feira, na entrega do Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, na sede da companhia.

Ele salientou que, como qualquer instituição, a Petrobras está sujeita a problemas, mas ressalvou: “Não se pode usar isso para desqualificação da companhia. Isso é um desrespeito e uma ofensa a milhares de empregados da Petrobras, competentes, que trabalham para a melhoria da empresa e do Brasil.”(Fonte: Monitor Mercantil)

Conteúdo Relacionado

Tags

Petróleo Política Óleo Leilão Greve dos Petroleiros Ciência e Tecnologia AEPET Aposentadorias Aposentados Leilão de Libra Leilão de Xisto Gás de Xisto Campanha Salarial Direitos Humanos Direitos Trabalhistas Desigualdade Social Educação Meio Ambiente Greve História Justiça Manifestações Mensalão Mercosul Transporte Tortura Terceirização Violência Venezuela Economia Saúde Gasolina Engenharia mobilidade Gás Energia Pré-sal Refinaria Faixa Livre mst Comperj Dívida Pública Governo Universidade Irã Emprego Trabalho Síria Argentina Brasil Ucrânia rádio PCB Juros Protesto Carnaval PSTU PT Greve dos Garis Plataforma UPPs PIDV Heitor Manoel Pereira Fernando Siqueira Diomedes Cesário Silvio Sinedino Ronaldo Tedesco Diretoria Diretoria AEPET ROYALTIES CPI dos ônibus Denúnicas Petrobras Pasadena Segurança no RJ Caso Juíza Accioli Petrobrás na berlinda Força Armadas nas favelas do RJ segurança pública Chico Mendes Dedução do IR Situação Saúde Situação da Saúde STF CPI da Petrorás sindipetro francisco soriano TKCSA libra Economia da América Latina Luis Nassif Graça Foster Petrobras Guilherme Estrella Depoimento da Presidente da Petrobrás Situação da economia Superfaturamento da Copa e da Olimpíada do RJ Paulo Passarinho Pedro Celestino Pereira Paralização da rede estadual Paralização dos prof. da rede municipal Greve dos professores Eleições no Sindpetro partilha concessão Sandra Quintela Colômbia PIB Psol corrupção O GLOBO México TCU Ildo Sauer Eleições na AEPET desenvolvimento Comissão da Verdade China Rússia inflação Futebol balanço da Petrobrás Polícia Militar Eleição Anistia delação premiada Eleições UFRJ ONU AGE Erundina Daniel Aarão Reis Dilma César Benjamin Dilma Rousseff Reforma Trabalhista Política Federal Momento político Felipe Coutinho Monopólio Desenvolvimentistas Grécia liquidação de ativos Petros lava jato Planos de saúde Crises Maioridade penal Reforma Política Congresso do PT AEPET apresenta 14 razões em defesa da Petrobrás como operadora única do pré-sal Greve na ADUFRJ Ocupação na Câmara Novos partidos Senado Greve dos bancários Situação dos médicos nos planos de saúde Progrma Mais Médicos Ocupação da Câmara dos Vereadores Política brasileira Leilão do Pré-sal Leilão de petróleo Esilio de Snowden CPI de ônibus Leilão de Libra Programa Mais Médico Site do Brasil nunca mais Porto do Açu Greve de professores CPI ensino particular Espionagem Petrobras 12 anos do atentado nos EUA Bolívia Manifestação Carta Capital Homenagem França Seminário Petrobrás UFF Emanuel Cancella Um ano PACS Carlos Addor Kenzo Soares Ligia Bahia Gabriel Strautman Politica Lula Sergio Gabrielli filme Caramuru PEC 55 Eleições na França Pacote de maldades do governo do Rio Trabalho escravo Grandes devedores da Previdência e a reforma da previdência TSE Dilma e Temer Greve de ônibus Trens Caso Cachoeira Sérgio Cabral Dia do Trabalho Conflito no campo
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2409
Centro - Rio de Janeiro-RJ CEP: 20020-100
Telefone: 21 2277-3750 - Fax 21 2533-2134
Compartilhe
AEPET - Associação dos Engenheiros da Petrobrás Desenvolvido por Arte Digital Internet