Artigos

Caminho Soberano

Data: 07/04/2014 
Autor: Alex Prado


Crédito: Agência Petroleira de Notícias

Quando se fala da campanha “O petróleo é nosso”, vem à lembrança a mobilização de um país, defendendo um sonho, que se transforma numa realidade chamada Petrobrás. Atualmente, a campanha “O petróleo tem que ser nosso” parece como que fora de época ou despropositada. Afinal, a Petrobrás é uma gigante e o pré-sal vai colocar o Brasil como grande produtor e exportador. O documentário “Caminho soberano”, porém, mostra a pertinência do lema “o petróleo tem que ser nosso”, diante da já iniciada entrega das reservas do pré-sal ao capital estrangeiro, relegando à Petrobrás um papel secundário na exploração deste tesouro.


Dirigido pelo cineasta Peter Cordenonsi, com patrocínio da Aepet e do Sindipetro-RJ, o documentário é uma elaborada colcha de retalhos, ao mesmo tempo esclarecedora e comovente, de depoimentos de quase trinta personalidades que têm em comum a defesa do interesse nacional. De jovens estudantes a veteranos que participaram da campanha “o petróleo é nosso”, todos são unânimes na crítica tanto ao modelo de concessão como ao de partilha.


Os depoimentos foram gravados antes do leilão de Libra, o que deixa a impressão de que tudo poderia ser diferente. Infelizmente, o documentário termina mostrando as cenas da absurda repressão militar que cercou os manifestantes, impedidos de se aproximarem do hotel onde ocorreu esse verdadeiro ato de lesa pátria. Na última imagem, uma foto mostra os rostos sorridentes da presidente da Petrobrás, Graça Foster, da diretora da ANP, Magda Chambriard, e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.


Se o documentário revela a perda da batalha, nos créditos do filme, quando toca a música “o xote do petróleo”, vemos imagens que trazem de volta a esperança e que vivemos apenas mais um capítulo desta história e que o caminho soberano ainda está por ser construído.

 

 



Video

Caminho Soberano


Conteúdo Relacionado

Tags

Petróleo Política Óleo Leilão Greve dos Petroleiros Ciência e Tecnologia AEPET Aposentadorias Aposentados Leilão de Libra Leilão de Xisto Gás de Xisto Campanha Salarial Direitos Humanos Direitos Trabalhistas Desigualdade Social Educação Meio Ambiente Greve História Justiça Manifestações Mensalão Mercosul Transporte Tortura Terceirização Violência Venezuela Economia Saúde Gasolina Engenharia mobilidade Gás Energia Privatização Pré-sal Refinaria mst Comperj Dívida Pública Cuba Governo Universidade Irã Emprego Trabalho Síria Ucrânia rádio PCB Juros Protesto Carnaval PSTU PT Greve dos Garis Plataforma UPPs PIDV Caos no RJ João Goulart Heitor Manoel Pereira Fernando Siqueira Diomedes Cesário Silvio Sinedino Ronaldo Tedesco Diretoria Diretoria AEPET ROYALTIES CPI dos ônibus Pasadena Petrobrás na berlinda Força Armadas nas favelas do RJ segurança pública STF CPI da Petrorás sindipetro francisco soriano TKCSA libra Economia da América Latina Graça Foster Petrobras Situação da economia Superfaturamento da Copa e da Olimpíada do RJ Pedro Celestino Pereira Paralização da rede estadual Paralização dos prof. da rede municipal Greve dos professores partilha concessão Sandra Quintela PIB Psol Eleições na AEPET China inflação Polícia Militar Anistia delação premiada Encontro Nacional de Aposentados ONU regime de partilha César Benjamin Dilma Rousseff Paulo Brandão Política Federal Momento político Obama Grécia Planos de saúde Maioridade penal Reforma Política Greve na ADUFRJ Ocupação na Câmara Novos partidos Senado Greve dos bancários Situação dos médicos nos planos de saúde Progrma Mais Médicos Ocupação da Câmara dos Vereadores Política brasileira Leilão do Pré-sal Leilão de petróleo Esilio de Snowden CPI de ônibus Leilão de Libra Programa Mais Médico Site do Brasil nunca mais Porto do Açu Greve de professores CPI ensino particular Homenagem Seminário Politica Anthony A. Gabb Ismael Hossein-Zadeh Greve na rede Estadual do RJ Dia Muindial da água Hospitais Universitários CD dos pacientes da Nise da Silveira filme Caramuru