Rio de Janeiro,
AEPET Direto

AEPET DIRETO(01/07/13)

Data: 28/06/2013 

AEPET DIRETO(01/07/13)

 

DESTAQUE

 

PETRÓLEO NÃO GARANTE 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO 

Foi aprovado ontem, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) nº 323/2007, que destina à educação e saúde parte dos recursos provenientes da renda do petróleo. Um membro da base do governo chegou a afirmar que a aprovação deste projeto permitiria o aumento dos atuais 5% do PIB para 10% do PIB investidos anualmente na educação. (ver registro da sessão, pág 75).Porém, o próprio líder do governo, Deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP) reconheceu o contrário (ver registro da sessão, págs 64 e 65).

A proposta apresentada contém, em sua página 32, uma tabela com a projeção do volume de recursos que iriam para a educação nos próximos 10 anos. Durante as discussões no Plenário, foi decidido que 25% destes recursos serão destinados à saúde, razão pela qual a educação ficará com 75% dos valores indicados na tabela.

Fazendo-se esta alteração, chega-se à tabela abaixo, que mostra qual seria o percentual do PIB que a educação receberia nos próximos anos. Tais valores estão superestimados, dado que, durante a discussão em Plenário, foi retirada a mais importante fonte de recursos da proposta apresentada: a exploração do petróleo por meio da “Prestação de Serviço” pela Petrobrás, ou seja, sem os leilões dos poços do petróleo. Não se sabe exatamente qual seria a consequência desta última alteração.(AUDITORIA CIDADÂ DA DÍVIDA)

NOTÍCIAS

 

GRAÇA FOSTER NEGA PDV E VENDA DE REFINARIAS E TERMINAIS SECOS

A FNP se reuniu com  Graça Foster na segunda (24), no Edise. Em resposta ao TCU, a presidente garantiu que nenhuma empresa denunciada é ligada aos atuais dirigentes da companhia. Assegurou que seu marido não tem negócios com a Petrobrás.

 

Graça Foster negou a existência de qualquer estudo sobre um possível PDV (Programa de Demissão Voluntária). Além disso, rejeitou também possíveis iniciativas da companhia em vender refinarias, terminais secos, usinas térmicas ou plantas de biodiesel e etanol.

 

“Não existe nada disso, são factoides… conversa fiada. As diretorias estão desautorizadas a fazer qualquer movimento neste sentido”, afirmou Graça Foster. Entretanto, sobre o Terminal de Alemoa, em Santos, a mesma garantia não foi dada. Atingido pela Lei dos Portos e presente na lista de terminais passíveis de licitação, a empresa não descartou a hipótese de ter que participar de licitações no caso de Alemoa. “Se tiver licitação, ela Transpetro) vai ter que participar. É lei”, afirmou a assessoria jurídica da presidente. Ou seja, o perigo de privatização na Transpetro – alertado  há algum tempo pela FNP – não está descartado neste caso.(Imprensa da FNP/Redação)

 

MOVIMENTOS INTENSIFICAM CAMPANHA CONTRA OS LEILÕES DO PETRÓLEO

 

“Isso é muito espantoso, grandioso e muito bacana”, apontou Magda Chambriard, diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), ao leiloar a 30 empresas - 18 estrangeiras - uma reserva estimada em 40 bilhões de barris, o equivalente ao triplo de toda a reserva que a Petrobras havia descoberto nos últimos 59 anos de pesquisa.

 

A comemoração da ANP ocorreu após a arrecadação de 2,8 bilhões de reais pelo governo na 11ª Rodada de Licitações de Blocos de Petróleo e Gás Natural. Entretanto, as reservas são estimadas em 1,5 trilhões de reais, valor 500 vezes maior que o arrecadado.

 

Com o objetivo de impedir estas privatizações, a Plataforma Operária e

Camponesa para a Energia, articulação que envolve petroleiros, eletricitários e atingidos por barragens, reuniu-se nessa terça-feira (25), na sede do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), em São Paulo. Os presentes apontaram a importância do petróleo para a soberania nacional e a urgência de mobilizar a classe trabalhadora para barrar novas privatizações.(Imprensa da CUT/Redação)

 

PETRÓLEO E POLÍTICA

 

“OS RADICAIS ANTIDEMOCRÁTICOS SE INFILTRAM NAS MANIFESTAÇÕES”, DIZ SANTAYANA

 

O articulista do Jornal do Brasil escreve artigo em que mostra preocupação com grupos infiltrados nas manifestações para depredar prédios públicos e desestabilizar instituições essenciais ao estado democrático de direito no país.

 

Segundo Santayana, o objetivo deste grupo é gerar material para as agências de notícias internacionais e, assim, desconstruir a imagem do país no exterior. “Os radicais antidemocráticos  se infiltram, às centenas, no meio das manifestações e nas redes sociais, para pregar o ódio irrestrito à atividade política, aos partidos e aos homens públicos, e a queda das instituições republicanas. Eles não fazem distinção, posto que movidos pela estupidez, pelo ódio e pela ignorância,  entre situação e oposição, entre esse ou aquele líder ou partido”, analisou o articulista.

 

Santayana argumenta que os cidadãos honestos que marcham pelas ruas podem mudar o país  organizando-se  por vias institucionais. “(temos) A proposta popular de  emenda constitucional, como no caso da Ficha Limpa. Cem mil pessoas que participam de uma manifestação, podem levantar 500 mil assinaturas em uma semana, a fim de levar ao Congresso uma proposta legislativa. Não é preciso brincar com fogo para melhorar o país”, disse.  Para ler o artigo completo clique aqui (Mauro Santayana/Jornal do Brasil)

GOVERNO TENTA AGILIZAR PLEBISCITO SOBRE A REFORMA POLÍTICA

A presidente Dilma Rousseff reafirmou nesta quinta-feira em reunião no Palácio do Planalto com presidentes de partidos aliados a importância de todos ouvirem o “sentimento” e as “vozes das ruas”, em referência à série de protestos que têm ocorrido no país.

A informação foi dada, após o encontro, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que tem sido um dos ministros a externar a posição do governo sobre os desdobramentos do pacto proposto pela presidente nesta semana em resposta aos protestos.

Ele destacou que a mobilização que tem ocorrido pelo país teve início na busca por melhoria na prestação de serviços públicos por parte dos governantes.(Valor Econômico)

COTAÇÃO DO PETRÓLEO

O barril Tipo Brent estava em US$ 102,82 nesta 6ª feira(28/06). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 96,85 o barril. (Oil-Price.Net)

 

NOTÍCIAS IMPORTANTES DOS ÚLTIMOS  “AEPET DIRETOS”

 

RENDIMENTOS DOS INVESTIMENTOS DA PETROS AO FINAL DE 2012 POSSIBILITAM TRANQUILIDADE A BENEFICIÁRIOS, AVALIA BRANDÃO.(LEIA MAIS

 

ANP DESPREZA O INTERESSE NACIONAL”; DIZ SIQUEIRA.(LEIA MAIS)

 

PAULO METRI AVISA: “GOVERNO ESTÁ ENTREGANDO PATRIMÔNIO NACIONAL A ESTRANGEIROS”.(LEIA MAIS)

 

AEPET PUBLICA MODELO DE REQUERIMENTO PARA FUNCIONÁRIO DA PETROBRÁS  DESCOBRIR  SE FOI MONITORADO DURANTE A DITADURA  (LEIA MAIS)

 

VOLUME RECORDE DE PETRÓLEO EM LIBRA LEVA À ANTECIPAÇÃO DO LEILÃO DO PRÉ-SAL(LEIA MAIS)

 

DILMA ROUSSEF E GRAÇA FOSTER INICIAM PROJETO DE PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS( LEIA MAIS)

 

SAIBA COMO A AEPET FUNDAMENTOU SEU VOTO NA ASSEMBLEIA GERAL DA PETROBRÁS (LEIA MAIS)

 

 

Conteúdo Relacionado

Não há conteúdo relacionado.

Tags

Não há tags relacionadas
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2409
Centro - Rio de Janeiro-RJ CEP: 20020-100
Telefone: 21 2277-3750 - Fax 21 2533-2134
Compartilhe
AEPET - Associação dos Engenheiros da Petrobrás Desenvolvido por Arte Digital Internet