Colunas
Colunista Luís Nassif

Crescimento do do "Fora Temer" poderá desequilibrar o jogo

Data: 14/09/2016 
Fonte: GGN Autor: Luís Nassif

O golpe político encaixa-se perfeitamente na estratégia denominada de “teoria do choque” – desvendado pela escritora e ativista Naomi Klein.

Veja o vídeo clicando aqui

 

A estratégia foi desenvolvida pela Escola de Economia de Chicago e consiste em se valer de grandes tragédias – terremotos, guerras, golpes de estado, hiperinflação – para trabalho de desconstrução do passado, desarticulação do normal político para impor rapidamente um receituário radical, como se fosse a única rota de salvação.

 

Esse modelo de choque estreou no Chile de Pinochet, foi aplicado no Iraque, após a derrubada de Sadam Hussein e, quase sempre, significou o desmonte do que existia de redes sociais ou de políticas autônomas de desenvolvimento sem conseguir construir uma alternativa eficiente em seu lugar.

 

Essa teoria também foi aplicada com sucesso em Nova Orleans, após o furacão Katrina. Com a região totalmente destruída, rapidamente implantou-se um novo sistema educacional. Em vez de recuperar as escolas públicas destruídas, ofereceram bônus para matrículas em escolas privadas, a seco, sem nenhuma espécie de planejamento e sem coordenação pública. Destruiu o sistema de ensino local.

 

***

 

Segundo Naomi, a estratégia consiste, primeiro, na desconstrução diuturna do passado, dos conceitos que vigoraram até então, e do aprofundamento da crise, até a opinião pública assimilar a percepção de que se instaurou a total falta de perspectivas. Sobre esse caos, diz Naomi, apresentam-se os três pontos que conduzirão o país rumo à salvação: livre fluxo de capitais, redução dos programas sociais, e desregulação total com privatização selvagem. E tudo tem que ser implementado rapidamente, para impedir a reorganização das forças e ideias contrárias. Coincidência com o quadro brasileiro? Evidente que não.

 

O livro é bem anterior ao golpe. A ida de Aloysio Nunes ao Senado norte-americano, em pleno processo do impeachment, a visita do Procurador Geral da República (PGR) ao Departamento de Estado, em pleno início da estratégia de desestabilização, a receita salvadora apresentada, composta exatamente dos três pontos registrados no livro de Naomi – são tão sem imaginação que nem cuidaram de tropicalizar a receita -. todo esse conjunto não é mera coincidência.

 

***

 

Analisarei o tema em um próximo Xadrez.

 

O que importa, no momento, é que está se formando uma onda na opinião pública que poderá desequilibrar o jogo.

 

Não há sinal de que o “Fora Temer” irá arrefecer. Nos próximos dias entrarão na pauta do Senado os temas fiscais, o avanço nos direitos dos aposentados a seco, sem negociação. Além disso, a mera presença de pessoas como Geddel e Padilha falando em nome do governo – ao lado de Temer – é um estímulo diário à revolta e indignação da opinião pública. É vergonhoso! Não há outro termo. É de dar ânsia de vômito!

 

O “Fora Temer” está vindo acompanhado de um desnudamento gradativo das artimanhas do golpe.

 

Há luz à frente, e não é apenas o da locomotiva chegando na contramão.

 

 

 



Conteúdo Relacionado

Tags

Aposentados Campanha Salarial Justiça Saúde Pré-sal Faixa Livre Carnaval Horto Pasadena CPI da Petrorás João Victor Campos Luis Nassif Graça Foster Paulo Passarinho Brasília Imprensa Cultura Ildo Sauer desenvolvimento desindustrialização Incentivos fiscais balanço da Petrobrás Prominp Inglaterra Clube de Engenharia Eleições ABI Reforma Trabalhista Momento político Felipe Coutinho Atentado na França Momento econômico Crises Dia do Índio Greve geral Leilão de petróleo Fidel Castro Empresas Adhemar Mineiro Nildo Ouriques Victor Leonardo Araújo Bernardo Kocher Emanuel Cancella Luiz Carlos Oliveira Rio de Janeiro Mariana (MG) Tributos Governo do RJ Abolição da escravatura MP Mini reforma Anistiados Calamidade no Rio de Janeiro Mobilidade urbana Marcos Pedlowski Fábio de Barros Pereira Wellington Augusto Silva RJ Governo RJ Gustavo Gindre Henrique Acker Eduardo Prestes Eleição nos EUA Avanço da direita Francisco Carlos Teixeira Alzimar de Andrade Moacir Paiva Eleições EUA Eleições americanas Pacote da maldade Desocupação Vitória de Trump Votação do pacote de maldades do governo do Estado do RJ Ato do Colégio Pedro II Trump Política - O que esperar para 2017? INTO Paralização dos políciais Civis do Estado do RJ Situação da categoria e dos servidores do R Forças Armadas nos presídios Posse de Trump Política nacional e internacional PM do Estado do RJ - situação do estado do RJ Manifestação servidores, cassação de Pezão e privatização da Cedae- FA no Rio Situação no Espírito Santo Manifestação servidores, cassação de Pezão e privatização da Cedae- FA no Rio Situação no Espírito Santo Livre sobre a crise – Portugal do Brasil Análise do Brasil Ataque aos índios acampados em Brasília