A capacitação da Petrobras nas atividades de projeto, suprimento e de gerenciamento de obras ocorreu progressivamente, na medida da consolidação da experiência obtida na implantação de novas unidades industriais e do desenvolvimento do mercado brasileiro de fornecimento de bens e serviços. Já em sua primeira década de atividades, a Petrobras realizou um expressivo investimento na ampliação do parque produtivo e de distribuição, executando, dentre outros, os seguintes projetos:
a) Ampliação da capacidade da Rlam, sucessivamente, para 10.000 bpd, ainda em 1954, 32.000 bpd em 1959 e 42.000 bpd em 1960;
b) Construção do Terminal Marítimo Almirante Alves Câmara (Temadre), em Madre de Deus-BA, que entrou em operação em 1956;
c) Construção do oleoduto Catu-Mata-Candeias e vários outros oleodutos na Bahia, executada diretamente com pessoal e equipamentos próprios da Rpba e gerenciada por sua Divisão de Oleodutos;
d) Implantação da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), com capacidade de 90.000 bpd, no Rio de Janeiro, com projeto, gerenciamento e construção contratados com a firma norte-americana Foster-Wheeler, que entrou em operação em 1961. A ampliação para 150.000, entre 1963 e 1966, utilizou projetos básico e de detalhamento desenvolvidos por técnicos da própria unidade; foi a primeira refinaria totalmente construída pela Petrobras;
e) Construção do Terminal da Guanabara (Teguá), em operação desde 1960, para atender ao suprimento de petróleo e ao escoamento dos derivados da Reduc; o projeto e a construção foram contratados com a empresa norteamericana Brown & Root;
f) Projeto e construção das refinarias Gabriel Passos (Regap), em Betim/MG, e Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas/RS, 45.000 bpd cada, iniciados em 1962 e concluídos em 1968; projeto contratado com a firma italiana Snam Progetti;
g) Construção do Oleoduto Rio-Belo Horizonte (Orbel), para atender ao abastecimento de petróleo à Regap, e do sistema Oleoduto e Terminal de Tramandaí, destinado ao suprimento da Refap;
h) Construção do sistema de escoamento do petróleo da região de Carmópolis/SE, composto por oleoduto, tancagem e um Terminal Marítimo em Atalaia Vellha (Tecarmo). Iniciou a operação em 1966;
i) Construção do Oleoduto São Sebastião-Cubatão (Osbat), para abastecimento de petróleo à Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão (Rpbc) através do Tebar; entrou em operação em 1968;
j) Ampliação da frota da Fronape, com a incorporação de novos navios construídos em estaleiros nacionais, de acordo com a política de incentivo à indústria naval brasileira; em 19 64, foram construídos seis navios de 10.500 tpb cada, e, em 1966, mais quatro navios-tanque.
A experiência adquirida na implantação desses projetos permitiu que, a partir do final da década de 50, a Petrobras acumulasse know-how ...
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