Colunas
Colunista Eugenio Mancini

Engenharia e gestão de empreendimentos

Data: 19/08/2015 
Autor: Eugênio Mancini
Arquivo: Parte-1-Os-Primeiros-Anos.pdf

Iniciamos nesta edição a publicação de uma série de seis artigos sobre Engenharia e gestão de empreendimentos, que a partir de amanhã (sexta-feira, dia 21) serão colocados em nosso site, escritos pelo engenheiro aposentado da Petrobrás, Eugênio Miguel Mancini Scheleder. 

 

Mancini atuou, até 1991, como  engenheiro  de  projeto,  gerente  de  projetos  de transporte e  gerente-geral  de  empreendimentos  industriais  do  antigo Serviço de Engenharia da Petrobrás (Segen).  No período de 1991 a 2005, exerceu, no Governo Federal, os cargos de Secretário Nacional  Adjunto  de  Energia,  Presidente  da  Comissão  Nacional  de  Gás Natural, Diretor de Gestão e Diretor de Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento e Assessor Econômico do Ministro do Planejamento. 

 

É, portanto, um especialista do mais alto gabarito que presta sua colaboração neste momento delicado, em que decisões estratégicas poderão ser tomadas de maneira oportunista em prejuízo da Petrobrás e da Engenharia brasileira. Muito da experiência de Mancini pode ser usada na luta em defesa da Companhia e de seu corpo técnico, já que seu texto apresenta a evolução  das  atividades  de  engenharia  e  de gestão  de  obras  no setor petrolífero brasileiro, relacionando-as com o desenvolvimento da engenharia de projetos no País e com a criação e  o  fortalecimento do mercado  nacional  de bens e serviços.

 

O artigo oferece também uma análise crítica das consequências da reestruturação  dos modelos  de  gestão  e  de  organização  da  Petrobrás,  em especial  daquela  ocorrida  no ano  2000,  que  influenciou  a  progressiva terceirização na Companhia.

 

Clique aqui para ler a primeira parte do texto



Conteúdo Relacionado

Tags