Colunas
Colunista Gail Tverberg

Nove razões pelas quais os baixos preços do petróleo podem transformar-se em algo muito pior

Data: 14/08/2015 
Fonte: Resistir.info Autor: Gail Tverberg

Por que os preços das commodities, incluindo os do petróleo, permanecem baixos? Em última análise, a questão acaba por ser: "Por que a economia mundial não está a fabricar grande parte dos produtos finais que utilizam estas commodities?" Se os trabalhadores estivessem a obter riqueza suficiente para comprar novas casas e carros, a procura por estes produtos estaria a elevar os preços das commodities utilizadas para construir e operar carros, incluindo o do petróleo. Se os governos tivessem riqueza suficiente para construir um número acrescido de estradas e mais habitação pública, haveria procura pelos commodities utilizadas para isso. 

 

Parece-me que é como se estívessemos rumo a uma depressão deflacionária, porque os preços das commodities estão a cair abaixo do custo de extracção. Precisamos de rapidamente elevar salários e dívida se quisermos que os preços das commodities voltem aos níveis de 2011 ou mais altos. Isto não está a acontecer. Ao invés disso, Janet Yellen [1] está a falar acerca de um aumento das taxas de juro no fim deste ano e vemos os preços das commodities caírem cada vez mais . Deixem-me explicar alguns elementos do que está a acontecer. 

 

1. Desde 1981 temos estado a forçar o aumento do crescimento económico através da utilização de taxas de juro cadentes. As taxas de juro agora estão tão baixas que é difícil forçar taxas ainda mais baixas a fim de encorajar novo crescimento económico. 

 

Taxas de juro em queda são enormemente benéficas para a economia. Se as taxas de juros param de cair, ou pior ainda, começam a ascender, perderemos este factor muito benéfico que afecta a economia.

 

Clique aqui para ler o texto na íntegra



Tags